Circular com retrovisor quebrado, fora de perigoso, é uma transgressão de passagem grave. No atualidade a atualidade, o retrovisor interno e os externos curado essenciais para uma gerência segura e eficiente. Os externos curado as peças do autoquãomais sofrem danos, por estarem salientes ao auto e fazer sendo expostos às motos quão passam nos corredores, vagas complicadas de estacionar, guidões de ciclistas, entre outras situações. Quando acontece, fica aquela dúvida: tem conserto?
Em alguns casos não tem jeito, é preciso fazer a troca completa do retrovisor quebrado. Mas, para alívio de quem possui um carro com o acessório danificado, existem situações em que é necessário apenas substituir espelho do retrovisor ou alguma outra peça. Se o proprietário do automóvel desejar efetuar a troca completa na concessionária, isso pode sair mais salgado do que uma simples troca de peças e manutenção do retrovisor com um especialista.
Seja qual for a situação do seu, é recomendado que se tenha uma certa urgência em solucioná-la, pois trata-se de um acessório obrigatório segundo a legislação brasileira de trânsito e, além de oferecer riscos à sua segurança, o uso do retrovisor quebrado ou a ausência dele são consideradas infrações graves, gerando multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Conserto do retrovisor quebrado
Nunca opte por gambiarras! Inicialmente, o recomendado é que leve o carro a um especialista para que possa ser verificado qual o caso do seu retrovisor, se existe a possibilidade de substituir peças ou se a única solução é a troca por inteiro. Se for constatado que há conserto, será um investimento menor.
Caso queira comprar as peças por conta própria, atente-se a alguns pontos:
- Considere o modelo do retrovisor do seu automóvel, as peças daqueles que possuem regulagem manual são diferentes das que contam com regulagem elétrica.
- O espelho de retrovisor do lado direito normalmente é diferente do que fica do lado esquerdo. O espelho do motorista é plano, enquanto o do lado do passageiro é convexo, com curvatura que oferece uma visão mais panorâmica — proporcionando maior visibilidade dos veículos que estão vindo pela direita.
- Verifique com um especialista cada peça que foi danificada e que pode ser substituída do seu retrovisor, se apenas a carcaça foi afetada ou se o mecanismo também precisará ser trocado.
Em média, o preço do conserto do retrovisor externo pode ser metade do que você gastaria na compra de um novo. Essas peças podem vir de outros carros ou pode ser feito um reparo manualmente. O conserto só fica impossibilitado quando o dano está na base do retrovisor.
Recuperação de retrovisor
Se seu retrovisor está apenas danificado pelo tempo, com cor diferente, riscos na capa, com alguma peça trincada ou outro tipo de dano que não o inutilize, em muitos desses casos, com algumas horinhas no especialista, seu problema será facilmente resolvido com uma recuperação de retrovisor.
Muitos carros possuem acabamento dessas peças externas em plástico, sendo que alguns recebem pintura na cor do veículo e outros ficam na cor do material — no caso, a cor preta. Por ficarem expostos a fatores climáticos, podem ter suas características alteradas, como o ressecamento e a mudança de cor (manchas e desbotamento).
Para esses casos, medidas mais simples podem resolver. O uso de produtos como o revitalizador de plásticos deixa seu retrovisor com cara de novo. Se a peça estiver com o plástico e a coloração danificados, a revitalização e a pintura em seguida resolvem o problema.
Quando se trata de avarias em peças, uma soldagem pode ajudar a reconstruir partes, mesmo as de plástico. Quando feita por um especialista, a recuperação do retrovisor vale a pena.